top of page

Ciência na prática: alunos do 6º ano constroem filtro artesanal e aprendem sobre o tratamento da água.

Nada como vivenciar o conteúdo para tornar o aprendizado mais significativo. Foi com esse objetivo que os alunos dos 6º anos A e B, acompanhados pelo professor Matheus, participaram de uma atividade prática na disciplina de Ciências: a confecção de um filtro artesanal.


Durante a experiência, os estudantes foram desafiados a montar seus próprios filtros utilizando materiais simples, como areia, pedras, algodão, carvão e garrafas plásticas. A proposta foi simular, de forma didática, os processos utilizados no tratamento da água, promovendo reflexões sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e da qualidade da água que consumimos.


A atividade abordou os principais processos de purificação da água, como:


- Decantação, em que partículas mais pesadas se depositam no fundo do recipiente;


- Floculação, processo em que substâncias são adicionadas para aglutinar impurezas;


- Filtragem, responsável pela remoção de resíduos sólidos por meio de barreiras físicas.


Além de estimular a curiosidade científica, a prática permitiu que os alunos compreendessem, de forma concreta, os desafios do tratamento da água e a importância de atitudes sustentáveis no dia a dia.


Esse tipo de vivência reforça o compromisso da escola com uma educação que une teoria e prática, desenvolvendo o pensamento crítico e o protagonismo dos estudantes. Iniciativas como essa fazem com que o conhecimento ganhe vida e propósito, preparando os alunos para agir com responsabilidade diante das questões ambientais do mundo atual.


VERTICAL FUNDO BRANCO.png

Deixe seu contato

Entraremos em contato em breve

(34) 3831-3150

  • Instagram
  • Facebook
  • Whatsapp

© 2023 Todos os Direitos Autorais Reservados. Desenvolvido por 3D Comunicação e Marketing

bottom of page