Ciência na prática: alunos do 6º ano constroem filtro artesanal e aprendem sobre o tratamento da água.
- Agência 3D Propaganda Serviços
- 20 de jun.
- 1 min de leitura
Nada como vivenciar o conteúdo para tornar o aprendizado mais significativo. Foi com esse objetivo que os alunos dos 6º anos A e B, acompanhados pelo professor Matheus, participaram de uma atividade prática na disciplina de Ciências: a confecção de um filtro artesanal.
Durante a experiência, os estudantes foram desafiados a montar seus próprios filtros utilizando materiais simples, como areia, pedras, algodão, carvão e garrafas plásticas. A proposta foi simular, de forma didática, os processos utilizados no tratamento da água, promovendo reflexões sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e da qualidade da água que consumimos.
A atividade abordou os principais processos de purificação da água, como:
- Decantação, em que partículas mais pesadas se depositam no fundo do recipiente;
- Floculação, processo em que substâncias são adicionadas para aglutinar impurezas;
- Filtragem, responsável pela remoção de resíduos sólidos por meio de barreiras físicas.
Além de estimular a curiosidade científica, a prática permitiu que os alunos compreendessem, de forma concreta, os desafios do tratamento da água e a importância de atitudes sustentáveis no dia a dia.
Esse tipo de vivência reforça o compromisso da escola com uma educação que une teoria e prática, desenvolvendo o pensamento crítico e o protagonismo dos estudantes. Iniciativas como essa fazem com que o conhecimento ganhe vida e propósito, preparando os alunos para agir com responsabilidade diante das questões ambientais do mundo atual.